Um Jardim ideal

A semana inicia em terras brasilis com um novo Ministro da Justiça.

Grande escolha.

Torquato Jardim é um jurista destacado da República com bom trânsito junto ao Poder Judiciário. Espera-se que possa fortalecer o bom relacionamento entre os Poderes Executivo e Judiciário. Sua brilhante carreira avaliza o sucesso da jornada.

Foi um grande Ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Sua marcante personalidade garantiu julgados memoráveis naquela Corte.

Contudo, o desafio agora é outro. Quer nos parecer que a hora agora é de dar ao Ministério da Justiça uma cara diferente da que vinha mostrando. É preciso atitude.

Já nesta segunda-feira tivemos a tentativa da Rede Globo de tentar pautar a atuação do novo Ministro ao divulgar que ele seria contra a Lava-jato.

Data vênia, ninguém em sã consciência pode ser contra a lava-jato, entretanto qualquer jurista, por menos experimentado que seja, não pode concordar com muitos dos seus métodos, nem tampouco com suas agressões à Constituição e ao ordenamento jurídico brasileiro.

Infelizmente somente agora o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais Regionais Federais estão abrindo os olhos para os perigosos precedentes que surgiram nos últimos tempos.

Hoje também a Associação dos Delegados da Polícia Federal divulgou nota afirmando a preocupação com os novos rumos e a necessidade de aprovação no Congresso Nacional de projeto que lhe garante autonomia investigativa e financeira. Parece piada. Os chefiados querem pautar as ações do chefe que acabou de assumir.

Senhores, nada mais natural que o Ministro que assume organize seu Ministério de acordo com suas convicções e métodos de trabalho, bem como que nomei para os cargos em comissão pessoas de sua confiança. O que não pode continuar é essa bagunça generalizada e um Ministério desfigurado.

Este blog espera que o novo Ministro da Justiça dê ao cargo a sua real dimensão.

Para quem espera um Jardim de flores, talvez se surpreenda em encontrar um Jardim de pedras, quiçá de espinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s