Dia do Bumba meu boi

Somente quem já esteve no Maranhão ou que conhece suas tradições pode dimensionar a força do Bumba meu boi para a cultura do nosso Estado.

Este blog se encontra hoje em Brasília cumprindo agenda profissional e não tinha como deixar de prestigiar a sessão solene da Câmara Federal em homenagem ao dia do Bumba meu boi, patrimônio imaterial do Brasil, a qual se realiza por requerimento e empenho dos Deputados Federais Hildo Rocha e Cléber Verde.

O Complexo Cultural do Bumba meu boi parte agora, por iniciativa do IPHAN, para se tornar Patrimônio da Humanidade, consoante noticiou sua Presidente Kátia Santos Bogéa, Uma honra para o nosso Estado e para o Brasil.

O auto do Bumba meu boi foi bem retratado por todos os oradores presentes ao evento, inclusive parlamentares de outros Estados. Contudo, o ex-vereador Fabio Câmara, Presidente Municipal do PMDB de São Luís foi quem melhor sintetizou a estória do boi e sua ligação com a religiosidade e a fé.

Mesmo muito pouco apoiado pelo Governo Estadual, os 450 grupos de bumba meu boi sobrevivem embelezando nossa cultura.

De parabéns os Deputados Hildo Rocha e Cléber Verde pela iniciativa que foi transmitida para todo o Brasil pela TV Câmara e contou com a participação de Lobato do Boi de Morros, Marquinhos do Boi da Maioba e do Boi de Teodoro de Brasília.

Na foto que ilustra esta matéria vemos o Presidente do Boi da Maioba que comemora 120 anos de existência e o seu cantador Marquinhos ladeando o titular do blog.

Viva o Bumba meu boi. Viva a cultura do Maranhão. Feliz São João a todos. Já é hora de guarnice.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s