Militares desprestigiados no Maranhão

Uma grave denúncia chegou a este blog e levanta suspeitas sobre a ausência de isonomia entre as polícias no Maranhão. Uma fonte que prefere se manter no anonimato afirma que deliberadamente a remuneração dos policiais é omitida no portal de transparência do Estado para não causar insatisfação principalmente entre os policiais militares, haja vista que existiria um grande desequilíbrio entre a remuneração destes e da polícia civil. Segundo afirma, a razão de fundo seria porque o Secretário de Segurança, pré-candidato a Deputado Federal, pretendendo contar com o apoio de toda a classe de policiais, tanto civil quanto militar, teria solicitado ao Secretário de Transparência a não divulgação da remuneração da classe para evitar descontentamentos.

Este blog conhece o Secretário de Transparência a muitos anos e não acredita que atendesse a uma solicitação dessa natureza. Contudo, encaminhamos a denúncia por via eletrônica a ele, mas até o presente momento não obtivemos qualquer esclarecimento a respeito. Por acreditar que se trata de uma falha operacional, este blog publica a denúncia nos trechos mais importantes e acredita que logo logo a informação será publicada no Portal de Transparência do Estado.

No que tange ao Secretário de Segurança, apesar de já ter ouvido falar sobre a possibilidade de sua candidatura, não acredito que usasse desse meio para ajudar em sua eleição. A remuneração da polícia civil foi uma conquista que remonta, se não me falha a memória, ao Governo Jackson Lago, quando, por serem de carreira jurídica, os Delegados pleitearam equivalência salarial com procuradores e defensores, tendo obtido êxito. Os demais certamente vieram a reboque.

Quanto aos policiais militares, este blog sempre foi a favor de uma reformulação do seguimento. Polícia tem que ser muito bem remunerada, ter viaturas novas e armamento de ponta. Precisa de acompanhamento médico e psicológico para si e seus familiares, haja vista a situação de risco constante em que vivem devido a ostensividade de sua função. A polícia militar é a responsável pela defesa do cidadão. Merece ser tratada com todo o respeito e ter isonomia salarial com a polícia civil.

Segundo a fonte, “existe uma briga entre a polícia civil e a militar por conta das disparidades grotescas de vencimentos”. “A chamada “Cúpula da Segurança”, composta de inúmeros delegados e de apenas o Comandante Geral da PM, tem sido outro questionamento por parte de membros da PM”. “Os cargo comissionados da secretaria de segurança são ocupados por policiais civis”. “Assim que assumiu o Cargo de Secretário de Segurança, Portela “agenciou” (essas aspas são nossas por não concordarmos com a expressão) com o Governador um aumento significativo para os delegados, não contemplando com os mesmos índices a classe de Policiais Militares, o que vem gerando um clima de insatisfação e revolta na instituição”.

Para finalizar, afirma que:

“O portal de transparência omite os vencimentos dos membros da Polícia Militar e dos delegados da Polícia Civil, sendo público apenas os cargos comissionados ocupados por uma minoria de delegados. Essa seria uma estratégia  do Secretário para evitar comparações e maiores insatisfações entre as Classes, o que pode desencadear uma resistência dos excluídos”.

Espero que o Secretário consiga equilibrar essa balança e pacificar as corporações, dando-lhes tratamento isonômico. Afinal, os militares não podem ser desprestigiados no Maranhão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s