Maranhenses em destaque

Nesta última semana, os três Senadores maranhenses estiveram em destaque na mídia nacional. Sua atuação parlamentar relacionada ao pedido de cassação do Mandato do Senador Aécio Neves no Conselho de Ética do Senado e as matérias relacionadas à Comissão de Constituição e Justiça, notadamente no que concerne à aprovação da reforma trabalhista e à sabatina de Raquel Dodge mostraram a respeitabilidade dos nossos parlamentares.

O Senador João Alberto, em ação destacada por este blog em João Alberto: um político de coragem, cabra macho sim senhor., já havia sido matéria nacional quando acertadamente decidiu arquivar, por falta de provas, a representação por quebra de decoro parlamentar contra o Senador Aécio Neves. Voltou a ser notícia em função do problema de saúde que o levou a colocar um marca-passo e retornou hoje às manchetes quando a Comissão de Ética do Sendo decidiu, por maioria, manter sua decisão de arquivar a representação. Pesou nesse resultado a decisão do Ministro do STF, Marco Aurélio, de devolver ao Senador o livre exercício do seu mandato, aqui destacado em O mandato “di a é ci ô” é do povo, mas também a solidez das razões apresentadas por João Alberto de Souza.

Edison Lobão, o mais experiente Senador em exercício no Senado Federal, na condição de Presidente da comissão mais importante daquela Casa, a de Constituição e Justiça, foi o responsável por indicar Romero Jucá para relator da reforma trabalhista na CCJ. Com pulso firme, porém com a fidalguia que lhe distingue entre seus pares, conduziu a análise e votação sem maiores percalços, garantindo sua aprovação. A matéria segue para deliberação Plenária.

Não bastasse isso, escolheu ainda o Senador Roberto Rocha para relatar a indicação de Raquel Dodge para o cargo de Procuradora Geral da República, fato aqui analisado em Agora é DODGE. Mesmo sendo Senador de primeiro mandato, a experiência parlamentar como Deputado do herdeiro político de Luís Alves Coelho Rocha lhe garantiu uma análise rápida e consciente da qualidade da postulante ao Cargo, a qual classificou como como detentora de experiência inquestionável. Agora, segue a sabatina constitucionalmente exigida que será realizada no dia 12 de julho.

Não bastasse o protagonismo dos Senadores maranhenses, outro também merece destaque. Mesmo sem mandato, o ex-Presidente José Sarney segue como grande apoiador e conselheiro do Presidente Temer. Do alto de sua larga experiência tanto no Poder Executivo quanto no Poder Legislativo, Sarney tem mostrado grande força e fôlego para auxiliar nas relevantes questões nacionais, sempre se colocando à disposição quando é convocado, fato já também aqui destacado em José Sarney: um vulto da Pátria .

Em que pese o grande esforço feito pelo Eliott Ness tupiniquim pra incriminar os nossos representantes com base em fragilíssimas delações premiadas e colocá-los na lista negra dos denunciados – fato inclusive destacado quanto ao Ex-Presidente Sarney, pelo Ministro Gilmar Mendes, em recente julgamento no Supremo Tribunal Federal – os políticos maranhenses seguem dando o tom na República e não por acaso continuam a ser extremamente respeitados.

Para tristeza de alguns poucos, os maranhenses continuam em destaque e graças a Deus trabalhando por muitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s