Santo Amaro do Maranhão é lindo demais

Na tarde de hoje recebi um Whatsapp com belíssimas imagens de Santo Amaro do Maranhão, com grande ênfase para os Lençóis Maranhenses. Sim. Em que pese muitos imaginem que os Lençóis se resumem a Barreirinhas, na verdade eles se estendem por quilômetros a partir de Santo Amaro do Maranhão e formam com o Delta das Américas, em Araioses, um ecossistema simplesmente lindo.

Segundo a mensagem, o vídeo teria sido produzido pela Samsung em 4K. Se verdadeiro ou não já não sei, mas a qualidade das imagens fez jus ao cenário de beleza singular.

Quem tem a oportunidade de vir ao Maranhão e conhecer essas maravilhas da natureza volta pra casa com a certeza de que Deus existe. Não tem quem não perca o fôlego com tamanha beleza.

O melhor acesso, sem dúvida, é por São Luís, a capital do Estado.

Screenshot_20170910-153802

Por ela o turista começa a descobrir os encantos e os mistérios do Maranhão. Edificada na ilha de Upaon-açu, tem em suas atrações culturais, arquitetônicas, gastronômicas e naturais, atrativos para encher os olhos de quem por aqui chega.

De São Luís se segue pela BR 135 até o Município de Bacabeira e de lá para Rosário, de onde se continua a viagem até morros e de lá pela BR 402 até o povoado Sangue, aonde se alcança a nova estrada recém asfaltada que leva até Santo Amaro do Maranhão. Receba o convite para se entregar ao ócio e se lance nessa aventura que é se enebriar com os Lençóis. Não satisfeito, pode retornar e seguir até Barreirinhas novamente pela BR 402. O Rio Preguiças te aguarda para te conduzir aos Lençóis. Quer mais? Siga pelo Rio até Caburé, território de Paulino Neves para se deliciar com a culinária e o belíssimo por do sol que se tem naquela península ou no encontro do Rio com o mar em Atins ou pela translitorânea que te conduzirá até a sede de Paulino Neves. Se quer mais, siga por essa estrada até Tutóia e de lá para Araioses. O Delta das Américas te aguarda para novos momentos de encantamento.

Hoje eu não pretendia escrever no blog por ter passado o dia trabalhando, mas o vídeo e o fim da noite me inspiraram a fazê-lo. As imagens também me deixaram com fome, lembrando das maravilhas culinárias que se encontra nesses lugares. Lembrei do camarão no abacaxi que preparei a algum tempo e que meu amigo Aymoré não cansa de pedir a receita. Vou dividir com vocês. Assim, tenho certeza que aumentará o desejo de conhecer o Maranhão.

Deite um abacaxi grande e doce (de preferência de Turiaçu-MA ou da barraca da Tia Chica entre entroncamento e Miranda, na BR 135) e o corte ao meio dividindo-o em duas bandas. Com uma faca destaque o miolo e reserve o conteúdo. Com uma colher raspe a casca. Esse saldo de abacaxi junte ao miolo, o qual deverá ser picado em cubinhos. Reserve também as cascas, vez que elas receberão o creme.

Em um recipiente, tempere 500 g de camarão médio sem casca (se grandes como os nossos você terá que dividir o camarão ao meio ou em três partes) com limão, sal e tempero seco a gosto (cominho e pimenta do reino, de preferência moídos mais cedo na feira). Reserve.

Em uma panela de tamanho médio, coloque para dourar em óleo ou azeite, uma cebola picada e dois ou três dentes de alho. Quando observar que o alho começa a fritar e a cebola a ficar clarinha, neste momento adicione um pouco de tomate picado. Aguarde até desidratar um pouco e adicio e 1 colher de chá de coloral e um pouco de extrato de tomate para dar uma corzinha (há quem use dendê). Adicione os camarões com todo o tempero (não precisa botar sal porque ele já foi adicionado ao camarão). Refogue até alcançar uma cor amarelo alaranjada.

Screenshot_20170911-002840

Em seguida, junte o abacaxi em cubos e as raspas dele. Deixe pegar um calor e acrescente 150ml de vinho branco e coentro a gosto. Assim que ferver acrescente 200ml de creme de leite. Cozinhe até borbulhar e acrescente 1 (um) pote de requeijão. Mexa até engrossar ou acrescente maizena diluída em meio copo d’água para aumentar a consistência. Assim que o creme estiver grosso desligue o fogo.

Screenshot_20170911-002926

Em um recipiente refratário, coloque as duas laterais do abacaxi e encha-as com o creme. Coloque queijo ralado em cima e coloque pra gratinar em um forno preaquecido por dez minutos a 280 graus. Sirva quando o queijo estiver derretido.

Não perca tempo. Venha conhecer o Maranhão e se você é daqui e mora fora venha rever tudo isso e mais seus parentes e amigos. Lembrem-se: #eumoroaondevocêpassaférias

Anúncios

2 comentários sobre “Santo Amaro do Maranhão é lindo demais

  1. Anônimo disse:

    Pura verdade santo Amaro é lindo um paraíso coisa de Deus mesmo quem conhece esse lugar jamais esquece e sempre quer voltar, pois esse lugar q tanto amo é minha cidade natal e tenho muito orgulho de ser filha de lá

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s