Um Dourado espetacular

Em novembro de 2000 eu iniciei um novo ciclo profissional quando fui convidado a integrar o prestigiado escritório de advocacia municipalista Sousa & Sousa advogados associados. Meu amigo Lino Osvaldo tinha decidido se submeter ao concurso de Juiz Federal e precisava de alguém que conhecesse de assessoria municipalista para fazer suas vezes a partir de então. Comecava ali em projeto de expansão que culminou com o escritório passando de 7 municípios no inicio de 2001 para 21 no final do ano. Foi nessa época que o conheci.

Uma Secretária e correligionária dele teve um problema jurídico e precisava ser defendida. Ele veio trazer o caso para o escritório. Chegou chegando como era do seu estilo. Era grande, forte, falava e ria alto. Exigentíssimo com a prestação de serviço que recebia. Mostrou a inicial para Dr. Salomão, pai de Lino e foi logo dizendo que queria um craque para defender a causa. Fui chamado para ser apresentado a ele e para tomar pé da situação. Perguntei quando voltaria para seu Município e afirmei que dois dias antes estaria pronto para apresentação, discussão e finalização. Assim foi feito. Ele preferiu levar para ler em casa. Ao terminar a leitura ligou para Dr. Salomão e, empolgado, disse que eu era muito bom e escrevia muito bem. Surgiu a partir desse dia uma relacionamento de confiança, respeito, admiração e lealdade. Ele passou a ser o maior divulgador do meu trabalho.

Pouco tempo depois eu fui pela primeira vez ao seu Município. Cheguei por terra e pude testemunhar sua excelência enquanto gestor logo na divisa entre o município por ele dirigido e o que o antecedia. Sua parte da estrada era um tapete e a outra uma buraqueira só. Ele um homem público probo, o outro sequer se encontram adjetivos para definir. Sua cidade era uma beleza, tinha sua marca em cada esquina, na limpeza das ruas, na qualidade dos prédios, no sorriso do povo que sempre o amou e respeitou, tanto que o elegeu por três vezes para Prefeito. Dizia que dedicava todo o expediente, todo o horário de um servidor público ao seu povo e a sua cidade, mas quando chegava em casa se dedicava apenas a família e a seus amigos. Ele era um homem especial.

Estou longe do Maranhão e a comunicação aqui é dificil. Soube às 2:40 da manhã que meu querido amigo descansou. Lutou por anos a fio pela vida. Mostrou para todos que sempre é possível lutar.

Em 2016, já muito doente, esteve com seu povo em um último evento de campanha, desta feita para ajudar a eleger seu filho André Prefeito de sua amada Carutapera. Venceu mais uma vez.

Hoje todos nós choramos sua partida. No peito a dor da saudade aliada à certeza de que ele cumpriu como poucos o seu grandioso papel. Agora ele segue para auxiliar ao Senhor Deus a edificar um céu melhor.

Descanse em paz meu amigo. Você emprestará seu brilho Dourado para a obra de Deus.

Carutapera jamais esquecerá de Adilson, um Dourado espetacular.

Anúncios

4 comentários sobre “Um Dourado espetacular

  1. José Antônio Almeida disse:

    Também tive o enorme prazer de conviver e trabalhar para Adilson Dourado – em alguns casos em parceria com os Drs. Salomão e Sergio Muniz – e sou testemunha de tudo o que Sérgio vem de escrever. Ele deixa uma imensa saudade em todos nós é um grande legado para os seus filhos – um dos quais, André, é o atual Prefeito – de honradez e de trabalho incessante em prol de Carutarepa, onde ele fez historia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s