Finalmente 25

Tem certas coisas que são imutáveis. O primeiro beijo; a primeira relação sexual; o sentimento de saber que será pai a primeira vez; dentre tantos outros. Contudo, o primeiro dia de aula na faculdade é algo acima de tudo inesquecível. O contato inicial com aqueles que te acompanharão por longos cinco anos ficará para sempre na memória, sem contar as resenhas a partir daí.

Eu tive a oportunidade de chegar à universidade e conviver com duas turmas diferentes, tendo me formado com a segunda apenas pelo fato da Universidade ter deixado de ofertar uma cadeira eletiva, coincidentemente Direito  Eleitoral (ironia do destino para quem acompanha minha carreira e meus escritos).

Screenshot_20181104-012401_Samsung Internet

Vinte e cinco anos depois (a data correta da colação de grau foi 12/11/1993), hoje reencontrei meus colegas formandos, alguns dos quais vieram de outros Estados, para um jantar comemorativo pelo transcurso de data tão significativa. Eu que ano passado tive oportunidade de escrever o texto “o dia da formatura”, não tive como não revisitar o tema para registrar o quanto foi legal esse reencontro. Esquecemos preferências política, rusgas do passado ou animosidades. Hoje éramos apenas os jovens de 17 anos ou mais que davam os primeiros passos rumo ao futuro. Que pena que não conseguimos alcançar a todos. Do alto de nossos quarenta e poucos anos pudemos confraternizar sem diferença entre os vários seguimentos proporcionados pelo Direito. Éramos apenas os amigos que passam anos sem se ver, mas que quando se encontram são um só. Não tinha Magistrado, Ministério Público, serventuários, advogado, nada. Apenas pessoas felizes por estarem juntos.

 

Agradeço em nome de todos a Ivo Anselmo e Carol pela perseverança em tornar este momento uma realidade. Sem sua obstinação não teríamos conseguido trazer Tonzinho de Brasília ou Marcelo do Ceará (não declinarei suas identidades funcionais para preservá-los, em que pese possam ser facilmente identificáveis nas fotos que acompanham este momento inesquecível). Fluiram lembranças que o tempo jamais apagará, muitas das quais tivemos oportunidade de contar pros nossos filhos, estes próprios decorrentes da semente que plantamos, com grande sacrifício, 30 anos atrás. Afinal, para chegar a 25 de formatura tivemos 5 antes de grande aplicação no curso e outros tantos de preparação para o vestibular.

O dia de hoje, para mim, tem um significado especial. Não é somente um encontro inesquecível. É também o marco de um recomeço. Dia 04/11 minha filha faz a prova do ENEM. O mundo gira e um novo caminho se apresenta. Vivo na alegria do momento a ansiedade de um novo início. Talvez esse sentimento seja somente meu no dia de hoje. Amanhã, outros que se ombreiam comigo nas festividades de hoje certamente sentirão tudo que agora sinto. Que bom. Viverão como eu o ciclo da vida.

Na nossa aula da saudade, conclamei os formandos para um dia retornarem à Academia para contribuir com as gerações futuras com suas experiências de vida. Acho que o primeiro de nós a fazê-lo foi o magrelo. Este ano tornei efetivo o meu pleito de 25 anos atrás. Tornei-me professor universitário. Espero que meus alunos possam extrair de mim mais que minhas experiência profissionais.

Quando volto os olhos para o passado, vejo tudo o quanto construí e meu legado. Vendo meus amigos hoje, sei que por suas mentes também passou um filme. Cada um com suas experiências e suas angústias, mas com a certeza de que viveram suas vidas como foi possível viver. Quando colamos grau, na condição de orador da nossa turma,  pontuei a todos que “a porta está aberta, sejamos dignos de entrar”.  Nossos mestres nos deram o rumo, coube a nós construírmos o nosso futuro. Acho que nos mostramos dignos.

De tudo, resta uma certeza inafastável: chegamos lá. Vencemos. Nos mostramos dignos o suficiente para dizer que 25 anos depois estamos nós, felizes, a serviço da comunidade, distribuindo a Justiça e aplicando o direito. Que venham outros vinte e cinco.

Anúncios

2 comentários sobre “Finalmente 25

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s