“Aleluia, ô aleluia, aleluia porque a luta continua; Aleluia vai em frente, no final agente vence, Aleluia, porque a luta continua.”
Esse era o refrão do nosso jingle de campanha. Uma campanha que sequer iria ocorrer em 2004. Ninguém acreditava que ele pudesse ser candidato outra vez. Segundo ele disse inúmeras vezes para todos quantos quisessem ouvir, ele havia entregue a Deus em oração”. Que se fosse a vontade de Deus que ele fosse outra vez Prefeito de Lago da Pedra o senhor mandaria um sinal. Terminada a oração o telefone tocou. Do outro lado uma voz que ele nunca tinha ouvido dizendo querer falar com Luiz Osmani. (Era eu). E ele dizia: a pessoa se identificou como sendo Sérgio Muniz, advogado em São Luís. E prosseguia: ele me disse “estão dizendo que você é inelegível. Eu posso lhe fazer elegível.” E fiz.
Com a comprovação de que seu nome havia sido publicado com a grafia errada eu consegui a republicação do acórdão e a reabertura do prazo de recurso, tornando-o elegível. Livre para concorrer, foi eleito, diplomado e tomou posse para governar por mais quatro anos. Foi assim que iniciamos uma longa caminhada de respeito e admiração. Em uma igreja lotada ele contou esse episódio para agradecer a benção de sua eleição em meio a aplausos e lágrimas de um povo que aprendeu a ama-lo e que ele tanto amou. Depois do culto de posse, entramos em uma prefeitura que não tinha um único móvel a não ser a mesa de granito do Prefeito. Convidou-me para conhecer o hospital sucateado da cidade que menos de um ano depois, em cumprimento a uma promessa de campanha, entregou ao seu povo totalmente reformado e climatizado.
Todos os dias ele ia lá, antes de ir pra Prefeitura, saber se todos estavam sendo bem tratados. Hoje ele certamente diria: “Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho…Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.” (Santo Agostinho). Tenho orgulho de ter sido amigo de Luiz. Um homem de coração puro que amou e foi amado. Um dos maiores gestores que conheci. Um homem que deu a sua vida por Lago da Pedra. Amigo dos seus amigos. Meu amigo Luiz Osmani. Luiz com “Z”, não Luís com “S”.