Variedades

A luz de Caremú

Published

on

Sempre que alguém perguntava sua origem ele respondia com aquele humor fino que lhe era peculiar: sou francês, nascido em Caremú, próximo de Paris, a cidade luz. Meu nome é Louis Carlú, mas em português ficou Luís Carlos. Caia na gargalhada. Era de Carema, distrito do município de Santa Rita no Estado do Maranhão, Brasil.

Tinha uma alegria contagiante. No rosto sempre um sorriso largo e na mente um objetivo único que era fazer o bem. Com ele construiu seu projeto de vida. Formou-se médico. Queria tratar as pessoas, salvar vidas. Lembro bem como tudo começou.

Desde muito novo se mostrou focado naquilo que queria fazer. Adolescente, me buscava em casa quando eu ainda tinha 8 (oito) anos para treinar Karatê com o professor Murilo Pinheiro na Academia Kawamura da Rua do Egito. Já gostava de esportes. Pouco tempo depois foi aprovado em Medicina. Tinha tanta luz que fazendo residência em São Paulo apareceu em rede nacional no jornal da Globo por ter atendido num plantão um jogador agredido com um chute na região genital. Especializou-se em urologia. Era um grande cirurgião. De volta ao Maranhão, tornou-se um dos sócios do urocentro, da DOM e do HCI. Atendia também pacientes no Hospital Aldenora Belo, em Santa Rita, Palmeirandia e em Bom Jardim que ele chamava de Good Garden. Virou pecuarista em Bacabal. Tornou-se uma referência em nossas vidas. Em sua cidade natal era extremamente querido, amado por uma infinidade de velhinhos que ele cuidava com todo desvelo. Salvou a vida de inúmeros. Orientava sobre o câncer de próstata, de pênis, etc. Ajudou a salvar a vida do meu filho ao me orientar quanto a quem recorrer em São Paulo.

Ano passado, descobriu ser ele portador de um câncer raro. Com entusiasmo e esperança se lançou em busca da cura. Era forte, esportista, jogava squash, tênis, fazia ciclismo. Poucos tinham conhecimento. Eu sabia, mas respeitei o seu silêncio. O tratamento foi coberto de êxito. Para agradecer, saiu em peregrinação com irmãos e primos rumo a São José de Ribamar. Não atingiu seu objetivo. A caminhada foi interrompida por um freio brusco na chuva. Um homem alcoolizado conduzia um veículo em alta velocidade. Perdeu o controle do carro e atingiu meu primo tão querido retirando-lhe a vida. Meu Deus, quanta dor!

Em julho de 2017, durante o festejo do Sagrado Coração de Jesus na nossa querida Carema, tive a oportunidade de dizer a ele o quanto ele nos orgulhava por tudo que era: primo querido, pai amoroso, irmão protetor, filho amado, médico de tantos, salvador de muitos e um empresário de sucesso. Difícil será nosso reencontro familiar anual no mês de julho sem a sua presença. Já não teremos mais seu rosto amigo de sorriso largo e o abraço afetuoso. Ele era um ser de luz. Um homem do bem. A luz de Caremu vai agora brilhar no céu, auxiliando nosso Deus que certamente estava precisando muito de suas habilidades.

Descanse em paz Luís Carlos Muniz Cantanhede. Sua luz brilhará para sempre em nossos corações. 

14 Comments

  1. Micheline

    25 de março de 2018 at 23:21

    Lindas palavras,Deus lhe conceda descanso eterno🙏🙏🙏

  2. Janaina Muniz

    26 de março de 2018 at 08:04

    Linda homenagem a essa pessoa do bem, grande médico, alegre e amigo. Um ser fantástico que fazia o bem por onde passava.
    Irreparável perda para os que aqui ficam.
    Que o Deus que o recebe em Sua Santa casa console os coracões da multidão que o amava.

  3. Rogério Presoti

    26 de março de 2018 at 10:23

    A Luz da humanidade, está em seres, escolhidos por Deus, e inseridos no planeta, sob a forma de homens e mulheres, misturados e disfarçados de gente, fazendo o trabalho Divino de Cuidar. Cuidar para que o Amor prevaleça, para que a bondade seja a referência de comportamento, para que o exemplo vire cotidiano. Nestes casos, as asas externas não são necessárias. Casa ser, indistintamente, tem em seu interior, todas as capacidades para a angelicalidade, a diferença maior é que eles buscam a felicidade alheia, tornando isso, projetos não só de uma vida, mas, de todas as vidas, concedidas Pelo Criador, abençoadas pelo próprio Amor. Ao se desligar da carne, seu legado permanece, sua energia, continuará nos corações, sua lembrança, continuará na forma de saudade, nos corações que por tanta sorte, tiveram a possibilidade de serem alvos de sua eterna presença. Que não haja choro, que não haja tristeza, mas, que suas palavras, seus pensamentos, suas atitudes, sejam replicadas em cada gesto, perpetuando seu breve e intenso trabalho entre nós. Que viva sua vontade em cada um de nós.

  4. Ala Ila

    26 de março de 2018 at 23:40

    Bela e justa homenagem!
    Verdadeiramente um ser de luz!

  5. rosa maria mineiro souza

    27 de março de 2018 at 22:50

    Deus certamente estava precisando muito dele,cumpriu seu papel aqui na terra,mesmo agente não entendendo,pois somos humanos sempre queremos mais um pouco a presença de quem amamos principalmente quando é um ser que ilumina nossa vida,tenho certeza que por onde ele andou fez boas amizades,vai deixar saudades,más quando Deus precisa ele leva e agente não entende,mas ele nos conforta,uma pessoa com esse sorriso,esse jeito de anjo iluminado,uma pessoa que você olha pra ele e diz esse homem é do bem,nunca vai ser esquecido.Deus ama sua família por isso levou a pedra precisa que ele havia emprestado pra vocês.Deus continue abençoado,e confortando os corações de toda a familia,desse grande HOMEM!

  6. Giovanna Belo

    28 de março de 2018 at 14:43

    Que bela homenagem! Nosso Luisinho era tudo isso e muito mais. Eu tive o prazer de sua companhia não somente como colega de profissão, mas principalmente como amigo carinhoso que tanto soube ser. E como tal, tive a sorte de me sentir abraçada por ele e por seu mais que irmão Dadão em meio ao meu caos. Ainda não consegui me habituar à essa perda tão precoce. Espero que ele já não sofra mais e esteja contemplando a luz do Pai.
    Que Ele te acolha como você acolheu a muitos, inclusive a mim, Luisinho querido. Seu sorriso será sempre uma fonte de calor e alegria para o meu coração. A gente se encontra.

  7. Anônimo

    31 de março de 2018 at 21:25

    Excelente texto. Merecida homenagem a tão valoroso homem que é Dr. Luiz Carlos, que sempre estará presente na memória de muitos que puderam provar da sua natural simpatia e cordialidade.

  8. Rouziana Vanderley

    31 de março de 2018 at 21:30

    Excelente texto. Merecida homenagem a tão valoroso homem que é Dr. Luiz Carlos, que sempre estará presente na memória de muitos que puderam provar da sua natural simpatia e cordialidade.

  9. Webert

    19 de agosto de 2018 at 18:03

    Sou extremamente orgulhoso em ter primos dotados de extrema inteligência. Este texto escrito por Dr. Sérgio Muniz, meu primo, homenageando o nosso primo Luiz Carlos Muniz, que de forma absurda lhe foi tirado a vida por um irresponsável alcoolizado, é apenas para que a sociedade maranhense tome conhecimento da grande perda do profissional e da pessoa humana que era Luiz Carlos. Parabéns meu primo por tão linda homenagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile