Renato Teixeira, um dos maiores compositores brasileiros, certa vez escreveu sobre a amizade. Sintetizou, como poucos, um sentimento que não pode ser medido ou tocado, mas apenas sentido. Disse o poeta com maestria:
“A amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorrisoPor isso se for precisoConte comigo, amigo disponhaLembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre suaAmigoOs verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigosNão trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas históriasSabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentesPor isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo”.
https://youtu.be/NPzb_oejCyU
Poucos são aqueles que conseguem compreender a extensão da palavra amigo. Por vezes, ao longo do tempo, nos deparamos com pessoas a quem lhes damos esse atributo. Com o passar dos anos, pela dinâmica da vida, a distância se impõe. Contudo, o sentimento não se esvai. Ele está presente nas lembranças gostosas, nas fotografias e imagens com as quais recordamos momentos especiais e isto, se é possível, deve-se à genialidade humana que nos brindou com a possibilidade de perpetuar passagens inesquecíveis de nossas vidas.
Nessa semana que passou, tive a possibilidade de reencontrar amigos de uma vida que, mesmo distantes, se aproximam através da força das redes sociais. Amigos que o Colégio Dom Bosco do Maranhão deu. A cada ano nos reunimos para celebrar a vida e relembrar fatos que marcaram a nossa trajetória e o fazemos sempre na passagem pelo Brasil da nossa amiga Patricya, hoje radicada na Alemanha. Mais uma vez tivemos um momento inesquecível de puro sentimento. O tempo não teve como apagar um amor escolhido. Escolhemos amar uns aos outros naquele que talvez seja um dos mais fortes vínculos, o amor de amigo. Através dele rejuvenescemos, seja nas lembranças, seja no carinho que nos une. Patricya retornou à Alemanha e tenho certeza que plena de vida, renovada na energia trocada com todos os seus. Agora aguardamos a vinda de Thais, hoje radicada em Baltimore, nos Estados Unidos. Tenho certeza que haveremos de lhe dar a força de um abraço sincero, eivado de um carinho puro, singular.Após uma semana difícil e conturbada, hoje voltei ao convívio de outros grandes amigos. Compadres, enfim. Lembro como se fosse hoje o dia em que nos encontramos no Condomínio Eco Villaggio vistoriando a obra das nossas casas. Nos tornamos inseparáveis a partir daí. Quando decidimos que chegara a hora de mudar, trouxemos eles conosco, Graça e o lorão, além do portuga e depois o terrorista. Eles saberão quem são. Ainda que breve, serviu novamente para renovar os laços de amizade que nos une. Se já não confraternizamos mais todas as sextas, pelo menos nesta do dia dez revivemos a possibilidade de programar a viagem dos cinquenta anos do meu compadre, vez que na dos quarenta estávamos todos juntos, o Red Group, na Pousada da Neblina em Ubajara-CE, coincidentemente quando descobri que seria pai pela segunda vez.Que venham mais esses instantes de alegria. Poderemos todos dizer que temos um amigo pra chamar de seu. Que todos também possam dizer o mesmo.Que Deus conserve a amizade sincera.
Wellington
11 de novembro de 2017 at 10:43
Isso aí Sérgio! Pessoas como você tem o magnetismo de durante a vida agregar amigos. Parabéns por cada uma dessas conquistas.
Sérgio Muniz
11 de novembro de 2017 at 22:38
Obrigado Ganso. Grande abraço
Wellington Ganso
11 de novembro de 2017 at 11:45
Desculpe, enviei sem me identificar no comentário anterior. Parabenize seus amigos que faZer parte e tem honra de integrarem esse seleto grupo.