Variedades

Amizade sincera

Published

on

Durante todo o dia de hoje eu recebi manifestações de carinho pela passagem do dia do amigo. Pessoas do presente e do passado, que vivem próximo ou distante, reais e virtuais dedicaram uma parte do seu precioso tempo para demonstrar o quanto é significativo fazermos parte da vida uns dos outros e isto me fez muito feliz. Em decorrência disso foi inevitável relembrar a inesquecível canção da América magistralmente interpretada por Milton Nascimento:

“Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou, no pensamento voou,
com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância, digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Pois, seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.”

São tantos os caminhos trilhados, escolhas feitas que influenciaram diretamente no presente, palavras ditas que fomentarão o futuro. Amigo não é imposto, é escolha e muitos dos quais se fazem para uma vida inteira. Não precisa haver o contato diário, ainda que as redes sociais tenham favorecido isso. O que importa, realmente, é saber que ele (a) está lá, sempre disposto (a) a lhe dar um abraço ou lhe ceder um ombro para derramar uma lágrima.

Eu posso dizer que tenho grandes amigos, alguns de mais de 44 (quarenta e quatro anos). São amigos que a escola me deu, outros que conquistei com o esporte, outros com o trabalho, vizinhança e outros mais que vieram em decorrência de parentesco. São amigos queridos ou, como disse o poeta Renato Teixeira, constituem uma amizade sincera:

“Amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo, os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo”

Tantas alegrias, sorrisos, tristezas, suores, olhares, abraços que preenchem uma vida. Voltar os olhos para o passado e ver aqueles que sempre estiveram conosco, lembrar dos que partiram pra nunca mais voltar e daqueles que estão ausentes, mas que amanhã poderão estar de volta fizeram ter a certeza de que tudo o que foi construído não se deu ao acaso. Foi uma confluência de tempo e sentido, vontade e oportunidade. Para todos aqueles que estão distante, trago a filmagem do nosso fim de tarde na nossa ilha querida, de encantos, cores, sabores e amores. Nosso berço encantado aonde tudo nasceu.

 

[wpvideo 5Y7ntSS5]

 

Não nos esqueçamos das nossas origens e tenhamos saudade de voltar para estar juntos outra vez, de braços dados, ombreados no único propósito de sermos felizes e construir um futuro melhor.

Existe, contudo, amigos especiais que são um presente de Deus. Eles estão ao nosso lado desde o nascimento. Nos dão a vida, nos ajudam a trilhar o bom caminho e nos preparam para o amanhã. Eles sempre estarão lá, ao seu lado, sorrindo ou chorando. São sua mãe e seu pai.

De sangue ou não, o importante é tê-los sempre presente, de corpo ou de mente, uma amizade sincera guardada e alimentada bem no fundo do coração.

Feliz dia do amigo.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile