Eu tive excelentes professores ao longo da minha vida. Contudo, não tenho receio em afirmar que, de Geografia, indiscutivelmente, o maior foi Afrânio Weber Filho. Um professor fantástico e um grande amigo. Por várias vezes afirmei em meus escritos aqui e no Facebook que devo a ele e sua revisão aprovação (feita sempre na véspera da prova, juntamente com Jesus Carvalho de História e Oduvaldo de OSPB) o fato de ter passado no vestibular de Direito na Universidade Federal do Maranhão.
Afrânio foi meu professor por muitos anos e seus ensinamentos extraídos de muito estudo e dedicação, além das incontáveis viagens que fez pelo mundo para conhecer, de perto, aquilo que lecionava, povoam minha vida até hoje e me garantem, vez por outra, auxiliar meus filhos em seu aprendizado. Não por acaso, a foto que ilustra este texto é de uma dessas viagens, mais precisamente ao Rio São Francisco.
Recentemente, soube de uma grande vitória obtida por ele e tive a oportunidade de lhe apresentar felicitações no Facebook. Depois de tanto tempo ajudando a formar academicamente milhares de maranhenses, ele finalmente concluiu o curso de Geografia. Felizes aqueles que podem ter a honra de tê-lo com professor.
Hoje nos falamos pelo Facebook quando eu reconheci que errei ao afirmar que achava que Atins e Caburé integrariam o território de Paulino Neves. Ambos, na verdade, pertencem ao Município de Barreirinhas. Dá nossa conversa surgiu a notícia de que os vídeos que ele vem postando naquela rede social integram um novo projeto que ele está desenvolvendo. Depois de tanto tempo Afrânio Weber Filho se reinventa e nos brinda com um canal no youtube. Parabéns para ele pela iniciativa e para nós que nos transportamos outra vez para a sala de aula e nos deleitamos com seus ensinamentos.
https://www.youtube.com/channel/UCUTUtyS_OXmAcDoFLe5MoAw
Para todos, sugiro acessar o link que aqui posto e oriento a se inscreverem no canal. Vocês só terão a ganhar. São vários vídeos abordando os mais variados assuntos em “professor Afrânio Weber opina”.
Professor, muito obrigado por tudo. Continue grande como sempre foi.
Obrigado meu querido amigo. Bondade sua. Abraços!
Justiça